terça-feira, 6 de outubro de 2009

sempre suspeitei da genética! ^^

Filhos de pais deprimidos também podem desenvolver a doença

Agressividade e indiferença dos adultos geram sensação de abandono emocional nas crianças



Um estudo realizado pela Universidade de Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos, revela que distúrbios emocionais como a depressão são, em sua maioria, reflexos de fatores genéticos que são transmitidos de pai para filho e dos valores que os pais doentes passam a seus filhos ao longo da vida.

Segundo os pesquisadores, filhos de pais deprimidos têm maior dificuldade de se expressar, além disso a falta de paciência, a agressividade e a indiferença dos adultos deprimidos geram neles uma sensação de abandono emocional que faz com que as crianças tenham medo de se aproximar afetivamente dos pais.

Durante um ano, 100 crianças e adolescentes, com faixa etária entre 5 e 15 anos, foram observados por psicólogos de diversas especialidades e responderam a questionários sobre comportamento e expectativas sobre o futuro.

No grupo de crianças avaliado, aquelas que tinham pais depressivos tiveram maior dificuldade de expor sentimentos e de se relacionar com os demais colegas de grupo, além de apresentarem comportamento muito semelhante ao dos pais como olhares esquivos, voz baixa, dicção lenta e pessimismo.

Os pesquisadores afirmam que, quando detectada precocemente, a depressão pode ser tratada com sucesso, porém, como a maioria dos pais não consegue perceber seu próprio problema, não reconhece a mudança comportamental dos filhos e o diagnóstico acaba sendo tardio. Para os pesquisadores, o desafio agora é alertar os pais sobre tais resultados para que tratamentos em conjunto possam amenizar o problema.


fonte:site do yahoo

Um comentário:

Arte dos Gatos disse...

Eu concordo com o texto; meus pais sempre foram pessimistas; eu sempre fui meio triste, mas tinha forças pra lutar, tinha muitos dias bons, as coisas me deixavam feliz, diferente de hoje, não sinto alegria em nada!
Obrigada pela sua mensagem, de coração!
Bj
Simone