domingo, 31 de maio de 2009

tous les matins du monde...


"Os jovens têm anseios que nunca passam, enquanto os velhos têm lembranças do que nunca aconteceu."



Hoje eu fui num recital de piano com meu irmão e um amigo.Estava lotado.Recital de piano sempre é bem mais cheio que recital de violino,ou de violoncelo...talvez porque as pessoas são "fechadas" para o violino,digo,piano é bem mais aceito.Talvez até as pessoas aceitem mais alguém como "Profissão:Pianista" do que "Profissão:Violinista"...mas que besteira!É melhor falar "Profissão:Músico"! Sinceramente,eu gosto de piano e amo Chopin (o pianista tocou nesse recital),mas acho piano um instrumento meio estranho...acho confuso,complicado,não por ser difícil,pelo instrumento em si mesmo.No piano têm pedais -que pra falar a verdade eu não faço a mínima idéia de pra quê servem-,e cordas e botões que emitem o som quando tocadas as teclas,é um instrumento bonito...mas o violino...o violino fala...não que o piano também não fale,mas,pra mim,minha pessoa,o violino é o ideal...
A sala do recital estava cheia,e acredito que a maioria das pessoas na platéia eram estudantes de música ou de educação artística que precisam acumular horas pra faculdade,homens meramente acompanhando as namoradas que gostam de música erudita e,claro,idosos.Prestei mais atenção nos idosos.Fiquei olhando suas cabeças brancas,seus olhos e mãos cançadas,demonstrando o tanto de vida que já tiveram,e como eles não tiravam os olhos do pianista,alguns até se balançavam aos toques do piano.É muito raro ver jovens reagirem assim.A maioria dos jovens só se balança ao som de uma música quando essa é eletrônica.Nada contra,pelo contrário,eu gosto de música eletrônica,mas gosto de outros tipos de música também e não me considero preconceituosa musicalmente...
Eu fiquei olhando como o pianista interpretava Chopin,e como isso chamava a atenção da platéia...E eu fiquei pensando em,como a música é engraçada.Ás vezes nós ouvimos uma música e,só pelo som,pelo jeito da pessoa tocar,idealizamos como ela é.Lembrei de um gravação que eu e o Romero fizemos uma vez de uma música Celta,faz tempo,eu não sabia nem metade do que eu já sei de violino,e olha que nem sei muita coisa,mas a música ficou muito legal!E quando eu ouvi ela a uns tempos atráz,parecia que era outra pessoa que tava tocando,não eu...Talvez eu não seja a pessoa pra falar isso,afinal era eu mesma...
E eu fiquei pensando também,quero ser uma velhinha assim...quando chegar na casa dos enta (50,60,70),quero ir a concertos,falar de tudo que já vivi pros meus netos,alegrias,tristezas,enquanto eles comem os bolos que eu fizer...
Eh,mas isso é coisa pra se pensar quando tiver com uns 30,40 anos...

Uma foto do programa do recital - Não deu pra tirar foto do recital em si...


au revoir...

Nenhum comentário: