sábado, 16 de abril de 2011

Aniversário de Charles Chaplin

Se estivesse vivo,Charles Spencer Chaplin faria 122 anos de idade hoje.

Chaplin foi o mais famoso ator dos primeiros momentos do cinema hollywoodiano,e posteriormente um notável diretor.Chaplin foi uma das personalidades mais criativas da era do cinema mudo;ele atuou,dirigiu,escreveu,produziu e eventualmente financiou seus próprios filmes.Chaplin,cujo quociente de inteligência era de 140,foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão americano Samuel Reshevsky. (até que ele dava um caldo né? rsrs)


Seu principal personagem foi O Vagabundo (ou Carlitos),um andarilho pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro,vestindo um casaco firme e esgarçado,calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número,um chapéu-coco ou cartola,uma bengala de bambu e sua marca pessoal,um pequeno bigode. Chaplin iniciou sua carreira como mímico,fazendo excursões para apresentar sua arte.Em 1913,durante uma de suas viagens pelo mundo,este grande ator conheceu o cineasta Mack Sennett,em Nova York,que o contratou para estrelar seus filmes. Em 1918, no auge de seu sucesso,ele abriu sua própria empresa cinematográfica,e,a partir daí,fazia seus próprios roteiros e dirigia seus filmes.Crítico ferrenho da sociedade,ele não se cansava de denunciar os grandes problemas sociais,tais como a miséria e o desemprego.Produziu grandes obras como: O Circo,Vida de Cachorro,Tempos Modernos e Luzes da Cidade. (Cena de Tempos Modernos)


Adepto ao cinema mudo,o também cineasta,era contra o surgimento do cinema sonoro,mas como grande artista que era,logo se adaptou e voltou a produzir verdadeiras obras primas,dentre elas O grande ditador,que foi seu primeiro filme falado ridiculariza Hitler e o nazi-fascismo. (cena de "O Grande Ditador)

Na década de 1930 seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista,pois foram considerados subversivos e contrários a moral e aos bons costumes. Em 1965,publicou sua autobiografia,Minha Vida. Sem dúvida um dos momentos mais emocionantes para Chaplin,o garoto de infância pobre que já havia cativado o carinho de tantas pessoas,entre elas Gandhi e Einstein,ocorre em 1975,quando,é condecorado como cavaleiro do Império Britânico pela rainha Elizabeth II,tornando-se então Sir Charles Spencer Chaplin.
(Charles e Einstein)

(Charles e Gandhi)

Em 1977,na noite de Natal,o mundo perdeu um dos grandes representantes da história do cinema.

2 comentários:

Edmilson @quino disse...

Desde criança, na década de 70 que admiro Charles Chaplin, pois seu jeito singular de ser, encantou o mundo e hj em pleno século XXI, vejo que Charles Chaplin e o mesmo, quanta originalidade, quanto talento, rsrsrsrs.
Irei admirá-lo por toda eternidade, parabéns meu ídolooo!!!!

Blog da Fadinha disse...

Olá amiga, gostei tanto do seu blog... é muito lindo!! Parabéns! Abração.